Ensino Superior

Inep recorre de decisão que barra regra de direitos humanos no Enem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ingressou nesta sexta-feira com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão que suspende a regra que dá nota zero a redação que desrespeitar os direitos humanos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que começa neste domingo.

Linhas de ônibus terão horários extras nos dois domingos de Enem

Como havia sido anunciado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PB), na quarta-feira, o órgão quer manter vigente o item 14.9.4 do edital da prova de 2017, que estabelece que receberá nota zero a redação que "apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos, que será considerada 'anulada'".

O Inep foi notificado da decisão na noite desta quarta. O órgão diz que cumprirá a decisão judicial, mas afirma que como o caso ainda não está transitado em julgado e ainda se tenta a reversão da sentença, o ideal é que estudantes façam a prova de acordo com o edital, para evitar problemas futuros com a nota.
A decisão que suspende o artigo foi tomada pela 5ª turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) em 25 de outubro.

 SANTA MARIA, RS, BRASIL, 05/11/2016O sábado foi de realização do Enem em todo o Brasil. Em Santa Maria, os candidatos que participaram do primeiro dia de provas acharam o exame cansativo e mais difícil em relação ao ano passado. A principal queixa é em relação às questões de física e química. No campus da UFSM, alguns estudantes chegaram atrasados e não conseguiram encontrar os seus locais de prova. No Centro, no Colégio Maria Rocha, os candidatos se reuniram na saída da prova para comentar as questões. FOTO MANUELA BALZAN/AGÊNCIA RBS
Foto: Manuela Balzan / agencia rbs

Embora a decisão suspenda a possibilidade de a redação ser inteira zerada, ainda há um componente de avaliação que leva em conta "valores humanos" e que, segundo o MEC, podem ser zeradas caso haja desrespeito aos direitos humanos. Com isso, o candidato perderia 200 pontos. 

16 mil pessoas farão o Enem em Santa Maria

O Enem 2017 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. A redação será aplicada no primeiro dia, em que a prova durará cinco horas e meia. Também serão cobrados neste domingo os conhecimentos da área de ciências humanas e de português. Estão inscritos na prova, que começa às 13h do horário de Brasília, 6,7 milhões de pessoas. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tempestade com vento forte e granizo pode atingir a região entre hoje e amanhã

Próximo

 Trezena Móvel da Romaria da Medianeira segue neste fim de semana

Geral